domingo, 8 de novembro de 2009

Geografia - P2T3

3 Comments



Comércio e Serviços



A partir da segunda metade do século XX o comércio internacional apresentou um crescimento significativo devido a alguns fatores:
- Criação do FMI e do Banco Mundial - para estimular e regularizar as relações entre os países.
- A intensificação da Globalização - observe que o fenômeno da globalização não é um fato novo (ele acontece desde o período colonial) o que houve foi sua intensificação -  e a difusão das idéias Neoliberais (abertura econômica ao capital estrangeiro, abertura comercial, privatizações).
- Maior facilidade de circulação de mercadorias e fluxo de informações.








Organismos Internacionais





ONU - Organização das Nações Unidas - únicos países que não participam são Taiwan e Vaticano. O objetivo da ONU é "Promover a paz, defender as liberdades fundamentais e os direitos humanos e o desenvolvimento dos países em escala mundial." Mas ela depende da disposição das potências                                   para evitar confrontos armados (¬¬ me revolta). O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 países, mas apenas os que possuem bombas atômicas  5 são permanentes: EUA, China, Rússia, França e Inglaterra. 


UNCTAD - Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento -   foi criada por exigência dos países com menor nível de desenvolvimento, que queriam um foro permanente com enfoque para o desenvolvimento, discutem assuntos como às áreas de finanças, desenvolvimento sustentável, tecnologia e investimentos.









Banco Mundial - Formado pelo BIRD (banco internacional para a reconstrução e desenvolvimento) e pela IDA (associação de desenvolvimento internacional) foi criado com objetivo de reconstruir a Europa Ocidental e Japão após a 2° GM (parte do Plano Marshall). A partir da década de 70, amplia sua abrangência concedendo empréstimos a países em desenvolvimento (como o Brasil).


FMI - Fundo Monetário Internacional - formado pelos mesmos integrantes do Banco Mundial, com o qual trabalha em parceria - o BM empresta e o FMI controla os empréstimos.


G8 - Formado pelos países mais industrializados do mundo, que comandam a economia mundial, com o objetivo de discutir políticas macroeconômicas mundiais, e temas sociais como: acabar com a pobreza na África e consenso sobre como evitar mudanças climáticas causadas pela poluição. Os países integrantes são CEJA FRII  (macete fraaaco, mas talvez funcione): Canadá, EUA, Japão, Alemanha, França, Rússia, Itália,  Inglaterra. Quando a cúpula do G8 se reúne as ruas são marcadas por protestos da população e alguns países que não são integrantes chegam a se reunirem simultaneamente em um Fórum Social Mundial. 


OMC - Organização Mundial do Comércio - função principal é facilitar a aplicação de regras ou temas relacionados ao comércio. É dotada de um sistema de solução de controvérsias internacionais ligadas ao comércio.


 TPI - Tribunal Penal Internacional - (não é aceito por EUA, China e Rússia), criado para investigar e julgar indivíduos acusados de crimes contra a humanidade, crimes de guerra ou genocídio que não tenham sido punidos na nação de origem.


    
Etapas de Integração: (estágios possíveis para os Blocos Econômicos)


 - Zona de Livre comércio (redução de tarifas entre si)
 - Adoção da TEC (Tarifa Externa Comum / Tarifa Aduaneira) 
 - Livre circulação de bens, capitais e pessoas (Mercado Comum)
 - Moeda única
 - Constituição única (ainda não foi posto em prática por ninguém)




Os Blocos Econômicos:


União Européia :

Começou após a 2° GM.
Foi uma evolução de um grupo chamado BENELUX que possuía 3 membros, com a entrada de mais 3 países passou a se chamar CECA, mas, mais seis países entraram e o nome passou para MCE (Mercado Comum Europeu) onde integraram-se mais 3 países. Em 1992 com o Tratado Maastrich passou a ser a União Européia, com o total de 27 mmbros (as excessões são a Suíça, a Noruega e a Islândia). 
A União Européia encontra-se no 4° estágio (moeda única) e tenta chegar ao quinto.


Mercosul - Mercado Comum do Sul

ImagemO Mercosul iniciou-se com negociações entre Brasil e Argentina, que mais tarde aderiram o Paraguai e o Uruguai. O Bloco oficializou-se com a assinatura do Tratado de Assunção, realizada pelos membros fundadores.
São associados o Chile, a Bolívia e a Venezuela ( que foi efetivada em 2006).
O Mercosul encontra-se no 2° estágio (União aduaneira), pois adotaram o TEC, Tarifa Externa Comum.


Nafta (North American Free Trade Agreement)


Começou com negociações entre os EUA e o México depois convidaram o Canadá.
"economias desiguais geram relações desiguais"
México - possui muito petróleo, muita mão de obra barata. (claro que os EUA não tem nenhum interesse nisso, não é mesmo ¬¬).
Estão no primeiro estágio ( zona de livre comércio), e os EUA não prevê a livre circulação de pessoas.


Alca (Acordo de Livre Comércio das Américas)


AINDA NÃO EXISTE! E a Clarice pode fazer alguma pegadinha do tipo: "Em que estágio a Alca se encontra?" - R= Nenhum, pois ela ainda não existe! :D
É puro interesse nos EUA, que quer todos os países da América para ele em um único Bloco (menos Cuba! logicamente).
Não se sabe qual será a data ( para os EUA deveria ser em 01/01/2005... :x ), não há consenso quanto a suspensão dos subsídios dos EUA e muito menos sobre o fim do Mercosul (uma das exigências).


Unasul
Inclui 12 países da América-do-Sul (excessão da Guiana Francesa), se originou da CASA (Comunidade Sul-Americana das Nações).
Estão no 1° estágio, mas discutem em suas reuniões fatos como tecnologia, transporte, educação, economia, energia,...










Transportes


O sistema de transportes é vital e indispensável para o comércio interno e externo, fixação de custos, regularização de mercados, solução de problemas nas áreas da educação e da saúde, acesso da população rural ao meio urbano, melhoria das condições de trabalho, etc.


Quatro aspectos podem ser utilizados para caracterizar o principal tipo de transporte de cada país:
- O grau tecnológico
- As prioridades do governo
- As condições naturais
- Interesses Internacionais


Os meios de transporte utilizados são: Rodoviário, Ferroviário, Aquaviário, Aéreo e Dutoviário


No Brasil, o órgão responsável pelos transportes é o DNIT.




Transportes no Brasil


Ferroviário: o BR é o único que reduziu a quantidade de trilhos, os trens que ainda funcionam são muito antigos e as ferrovias, em sua maioria, não podem ser interligadas pois o sistema de bitola (espaço entre os trilhos) é diferente. A Rede Ferroviária foi privatizada.


Aquaviário: podemos destacar 3 principais portos no BR: Porto de Itaquí - em São Luís do Maranhão, o Porto de Tubarão - em Vitória (ES) e o Porto de Santos, em SP. O Brasil teria condições de aplicar o sistema de Cabotagem, que é o transporte marítimo pelo mesmo país.


Rodoviário: É o mais utilizado no BR embora seja o mais caro, aumenta o preço das mercadorias, as estradas que já são péssimas ficam piores ainda com o intenso tráfego de caminhões, acontecem muitas tragédias nas estradas.  Ainda por cima, várias estradas são privatizadas, exigindo a cobrança de pedágio.
Apesar de tudo, o BR tem a melhor organização, em relação a nomes e números. As rodovias podem ser:


Radiais: partem de Brasília - BR  01- 99
Longitudinais: de norte a sul - BR 100 - 199
Transversais: leste - oeste BR 200- 299
Diagonais: Nordeste- Sudoeste/ Noroeste - Sudeste - BR 301- 399
Ligação: liga uma BR a outra, normalmente são estaduais:  apartir de 400




Transporte Aéreo: é pouco utilizado no BR em função dos altos custos.

3 comentários:

Anônimo 08 novembro, 2009 16:13

nossa ficou muito bom, brigada meninas!

Anônimo 10 novembro, 2009 18:52

esse resumo mato a pau!
valeu galera!