A maioria das pessoas já viu as dicas do Jonny na comunidade, mas vou deixar registrado aqui no blog também. Acho que todas são muito úteis e validas, mas vai de cada um fazer uso ou dispensá-las.
Detalhes que não vem no lindo manual.
As dicas que não me deram ao entrar no terceirão tendência,
"Bem pessoal, antes de mais nada eu gostaria de frisar o mais importante de tudo: O terceirão não tem relação nenhuma com o Kids. Pense que você mudou de colégio e ocasionalmente encontrou um monte de conhecidos.
Vocês estão saindo de uma casa acolhedora e familiar para uma empresa. Alguns, os mais comprometidos com a rotina do kids, vão notar isso logo, outros mal perceberão a diferença.
O terceiro ano é muito mais competitivo que os demais, por motivos óbvios. Para muitos aquelas piadas sobre a melhor sala vão pesar mais do que pesaram no 1º e no 2º. Não se abalem com isso. Eu estudei no 3ºA, vulgo melhor sala, e muita gente não passou no vestibular. Vários alunos de outras salas passaram. Portanto, relaxem.
O que se aprende durante as aulas não é suficiente. Com muitos professores, como Giancarlo, Jean ou Paru, se você não frequentar os aprofundados você vai se sentir um tanto perdido na matéria. Se possível, ao menos nas exatas, procurem ir nos aprofundados, porque lá é que eles dão a aula de verdade.
A coordenação não te dá o mesmo suporte que a Sheila e a Marisa dão. Provavelmente só a comissão de formatura verá o Jairo, e 3 meses antes da formatura. Já o Júlio, ele é uma boa pessoa se você começa a gerar um relacionamento com ele, mas infelizmente grande parte de vocês serão apenas números para a coordenação e números costumam não ter muito suporte.
O terceiro é um pouco mais desorganizado, portanto tentem vez em quando assuntar no kids o que anda acontecendo para ver se vocês não estão com nenhuma notícia atrasada e não deixem coisas como mudança repentina de horário de aprofundado, laboratórios ou afins abalarem seu emocional. Se você se sentir desconfortável com o ambiente, como eu me senti, não procure lutar contra, apenas evite. O foco do terceiro é ganhar dinheiro e manter um nível de aprovação aceitável.
Esse aviso é meio tardio, mas guardem o caderno do Walter de história do Brasil. O Dodô é bom, mas meio desorganizado.
Colem e aproveitem ao máximo dois professores que serão novos para vocês: Jean e Ricardo. Ano passado o Jean acertou grande parte da prova. Para quem estava acostumado com o coléginho provavelmente pode demorar a se adaptar ao seu jeito, mas quando ele diz que está fudendo vocês para o seu bem ele está falando sério. Ele é um dos poucos professores que eu realmente acredito que ama cada aluno como único, mesmo sequer sabendo o nome. Já o Ricardo é um CRÂNIO. É um puta de um professor inteligente. Suas aulas são meio complicadas, mas para quem já possui um certo conhecimento em física ele pode avançar bem mais o conteúdo.
Não sei se a Lenita continuará a dar interpretação, mas se ela fizer, usem e abusem da aula dela para tirar dúvidas sobre escrita. E se ela falar leia o livro, leiam dessa vez. E pelo amor de Deus, prestem atenção na aula dela. Eu te garanto: você mata grande parte da prova de português só com o que a Lenita passa. Eu falo sério.
O Edson é um professor bom para atualidades, mas deixa a desejar as vezes em geografia política. Procurem ir nas monitorias da Clarice se vocês têm dificuldades.
Matemática deixa a desejar. Muitos alunos procuram fazer cursos como o Cem em paralelo ou algo assim. Se você é ruim em matemática e tiver dinheiro para, faça.
O Carlinhos da biblioteca é alguém com quem os alunos podem contar. Se vocês precisam de algum material, alguma ajuda em coisas rotineiras, fala com ele... Ele é bibliotecário, mas a impressão que passa é que ele atua como uma espécie de assistente principal do Júlio.
Esqueçam o Tio Sérgio. Fiquei sabendo que o Giba saiu então provavelmente vocês só terão seguranças grosseirões. Muitas vezes você vai se sentir em uma boate.
Se você quer relaxar, a sede do terceiro não é uma boa idéia. Dependendo do dia a biblioteca é um bom ambiente de estudo, mas o ambiente em si não te permite muita mobilidade. Passem de vez em quando no kids. Infelizmente a Sheila não está mais por lá, mas tenho certeza que vocês continuarão a se sentir como o filho que saiu de casa, porém sempre ao visitar a mãe ganha o seu prato favorito.
As dicas básicas que todo mundo diz são também verdade: tenham seus dias de lazer, façam sexo, não fiquem paranóicos. Eu vi mais gente que estudou o que sabiam que tinham que estudar passar do que os clássicos CDFs.
Vocês podem aprender o que não aprenderam no 1º e 2º, principalmente em exatas, e olhem seus cursos. Se a nota de corte esse ano ficou na faixa dos 63 para baixo, garantir boas notas no 3º, frequentar aprofundados e manter um certo ritmo GERALMENTE é o suficiente. Agora, se querem cursos acima disso vão ter que ralar um pouquinho mais.
P.S: Se medicina for que nem foi esse ano, estudem bem. Eu não conheço nenhum aluno do 3º do ano passado que passou para medicina. Mas não se esqueçam, PELO AMOR DE DEUS, de ter um pouco de lazer, seja sexo, video game, o que for. De acordo com o Ruffini, a média para alguém entrar em medicina é 3 ou 4 vestibulares, acho.
Vocês tem 2 escolhas: Fazer sua parte aproveitando um pouco sua vida e poder ao menos se lembrar desses momentos de prazer caso não passe ou pensar que jogasse um ano da sua vida no lixo. Vai de cada um.
Espero ter ajudado. Jonny."
Valeu Jonny, é interessante ter uma perspectiva de um ex-aluno, já que provavelmente tentarão nos apavorar (oi Glauber) com o temido vestibular...
É isso pessoal, não posso prometer que estaremos presentes com o Blog esse ano, mas faremos o possível para ajudar, uma boa aula para todos amanhã, não esqueçam que as aulas começam as 7:15h e o querido Julio quer que todos cheguem as 7h, para que não haja tumulto (aham, já tô lá as 6h, pode ser? ¬¬).
Beijinhos!
Beijinhos!
0 comentários:
Postar um comentário