terça-feira, 13 de outubro de 2009

P1T3 Geografia

3 Comments

(sério, sou uma alma muuuito boa, esse sol tá tentador, e eu tô aqui, fazendo resumo.. hunf ;x )




Agropecuária



O que é = É a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo mediante o cultivo de plantas e da criação de animais (reúne as atividades agrícola e pecuária)


Fatores = Terra, trabalho e capital. A importância de cada um está relacionada a ao grau de desenvolvimento econômico do país.


Sistemas agropecuários= as diferenças entre os sistemas agropecuários estão relacionadas a fatoras como o ambiente físico (clima, relevo), a herança cultural (queimada), o desenvolvimento tecnológico. Classificação dos sistemas pode ser em:
- Agropecuária Intensiva e Extensiva: tem como diferença à densidade ou distribuição dos elementos no espaço. A intensiva possui uma maior produtividade e concentração espacial do que a extensiva.
- Agropecuária Comercial e a de Subsistência: o fator determinante da primeira é o mercado. A agropecuária de subsistência, portanto, tem a função de suprir a necessidade de quem a pratica.


Sistemas Agropecuários Tradicionais = há uma utilização mais intensiva da mão-de-obra em detrimento da tecnologia.
- Sistema Plantation: um tipo de sistema agrícola baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão-de-obra barata, inicialmente escravos.
- Agricultura Itinerante: é um dos métodos mais utilizados na agricultura que consiste em atear fogo na mata (a queimada) para então seguir-se com o destocamento e semear a terra.


Sistemas Agropecuários Modernos = há o emprego mais intensivo de capitais que visam, antes de qualquer coisa, seu retorno na forma de lucros. Os sistemas agropecuários modernos se caracterizam pela utilização de tecnologias mecânicas, químicas (agrotóxicos, fertilizantes) e biológicas (sementes trangênicas).


Revolução Verde =  iniciou por volta 1960 buscava acabar com os problemas da fome nos países subdesenvolvidos. Deu-se através da transferência de tecnologia transferida ( que frase ótima¬¬), dos países desenvolvidos para os subdesenvolvidos. Teve como consequências o aumento da fome (devido a implantação de plantations), concentração de terras, desemprego estrutural, problemas ambientais.


Agronegócio = consiste na relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Isto é, subordina a agropecuária à indústria, onde relação entre campo e cidade é cada vez maior.


Sistemas Agropecuários Alternativos =  (agricultura orgânica ou agricultura biológica) Produção de alimentos e produtos animais e vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável. Alimentos com qualidade superior aos outros, desenvolvimento sustentável.


Agropecuária em países subdesenvolvidos = praticada de forma intensiva, com grande utilização de agrotóxicos, fertilizantes, técnicas aprimoradas e mecanização (fazendo com que a mão-de-obra seja reduzida). Alto índice de produtividade.


Agropecuária nos países subdesenvolvidos =  A base é a economia rural, há o predomínio da agricultura de subsistência, que ocupa os piores solos. O setor primário constitui a base da economia, tendo 25% da população atuante nesse setor. O cultivo de subsistência é rudimentar, itinerante e extensivo, além de pouco produtivo.


A produção agropecuária brasileira


Principais produtos = café, cana, laranja, soja, cacau, milho, arroz, feijão,...
Importação = O principal produto importado pelo Brasil é o trigo, como as plantações de trigo dos EUA e da Argentina recebem fortes subsídio, o produto acaba chegando ao Brasil mais barato do que o nacional.
Política agrícola brasileira= a política agrícola brasileira tem dirigido maiores subsídios aos produtos agrícolas de exportação, porém, a partir de 1995, houve uma inversão de rumo e os produtos que receberam maiores incentivos foram o feijão, a mandioca e o milho, que assim, passaram a apresentar significativo aumento da área cultivada e da produção obtida. Os objetivos básicos da política agrícola são o abastecimento do mercado interno, o fornecimento de matérias primas para as indústrias e o ingresso de capitais por meio de exportação.


Pecuária brasileira = destacam-se bovinos, criados de forma semi-extensiva. (além dos suínos, ovinos, caprinos, equinos, búfalos e aves)


Somente em regiões onde há deficiência no sistema de transportes, ou quando o solo não oferece boas condições de utilização agrícola e, portanto, produção de ração, a pecuária ainda é extensiva, caracterizando-se pelo baixo aproveitamento da terra, pela subnutrição e por baixos índices de fertilidade.


Cinturões Verdes = são as áreas situadas no entorno das grandes cidades responsáveis pela produção de alimentos utilizados no cotidiano.






Relações de Trabalho:
Pagar = capitalista (em dinheiro) ou pré-capitalista ( pagamento com o produto)


Exploração de Terra: 
direta = o dono
indireta = assalariado permanente (carteira assinada); assalariado temporário ( "boia-fria","contratado" por "gatos", diarista sem direito trabalhista); arrendamento (aluga-se para terceiro, pode ser pago ou não); parceria (o dono "empresta" para outro trabalhar, depois a colheita é dividida)


Posseiros = apropriam-se de terras (devolutas) para realizar agricultura de subsistência sem regulamentar a documentação.
Grileiros = apropriam-se de terras, utilizando normalmente a força (jagunços) expulsam posseiros (e outros) e copiam documento falso de propriedade.




Estrutura Fundiária


- é a maneira como está distribuída a terra de um país.
- no Brasil é extremamente injusta: 1% dos donos possuem 43% da área, enquanto 50% dos donos = 2,3% da área.
- justificada por: Capitanias hereditárias, lei de terras de 1850 e constituições que permetiam a venda de terras devolutas.
- a má distribuição de terra, a subutilização do espaço e os conflitos pela posse de terra justificam a necessidade de uma reforma agrária.
- órgão responsável = INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária)


Módulo Rural
Área rural de qualquer tamanho que, direta e pessoalmente explorada pelo agricultor e sua família (4 adultos) absorva sua força de trabalho, permitindo sua subsistência e crescimento econômico.
- Minifúndio - área menor que MR (módulo rural)
- Empresa Rural - área = ao MR até 600x relacionamento explorado
- Latifúndio para Exploração - área = ao MR até 600x relacionamento inexplorado  (improdutivo, especulação -> PODE realizar reforma agrária)
- Latifúndio p/ dimensão - mais que 600x o MR




A indústria no mundo


O que é = é toda a atividade humana que, por meio do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos.
Fases = A atividade pode ser artesanal (todo manual, sem divisão de trabalho), manufatureiro (máquinas simples, pequena divisão de trabalho), fabril (máquinas complexas, total divisão de trabalho).
Classificação:
 Indústrias de bens de produção ou indústria de base: é toda aquela que trabalha com matéria -prima bruta e a transforma em matéria-prima para outras indústrias.
Indústrias de bens intermediários ou de bens de capital: transforma matéria-prima bruta em outro tipo de matéria-prima. São aquelas que produzem máquinas para outras indústrias.
Indústria de bens de consumo:  é aquela que produz produtos voltados ao grande mercado consumidor, podendo ser dividida em :
Duráveis: longa durabilidade,
Não-duráveis: durabilidade curta
Indústria de derivados: são as que empregam matéria-prima já beneficiada ou semi-acabada.


Revoluções Industriais





Taylorismo: tempo/ hierarquia
Fordismo: produção em série
Toyotismo: Just in Time (produzir o que será consumido)


Fatores determinantes para a localização da indústria


Incentivos Fiscais:
Matéria prima
Mercado Consumidor
Mão de Obra
Rede de Transportes
Energia
Água
Comunicação


Estratégias de Domínio Geográfico
- desconcentração das indústrias;
- menores custos de produção
- localização flexível


Países superindustrializados:
(EUA, Japão, Alemanha)
- Indústria completa, em grande quantidade e de todos os tipos
- são países exportadores de manufaturados e tecnologia avançada, importando basicamente produtos primários


NPI's - Países de Industrialização Tardia
- Tigres: Hong Kong, Taiwan e Coréia do Sul
- Baleias: Brasil, Argentina, México, África do Sul




FALTA INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL !!! 
( e sinto informar que já esgotei minha paciência para resumos hoje :x , então,  postarei o resumo amanhã okay? É pouca coisa, dá pra estudar rápido... enquanto isso leiam as páginas 24, 25 e 26 da apostila 3 :D , aah, amanhã também vou ver certinho aquela resposta pra tal pergunta"Por que modelo de tigre não serve pra baleia?" por que ela tá falando muito nisso, então acredito que pode cair...)
Beijinhos!

3 comentários:

Anônimo 14 outubro, 2009 20:12

mto bom =D

Anônimo 17 outubro, 2009 22:30

fofas tirem uma duvida minha por favor...todo mundo comentou semana passada que a prova seria nessa semana agora,na quarta feira.Mas no site está que é dia 26.Em quem devo acreditar?;O

Anônimo 09 dezembro, 2013 14:25

qual a diferença de fordimo, toyotismo e taylorismo?