quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Glauber - P2T3

21 Comments

Espelhos Planos
 
Se colocarmos um objeto entre dois espelhos planos que formam um ângulo, o numero de imagens formadas pode ser obtido pela fórmula : 
 N = , sendo N o número de imagens e alfa o ângulo entre os espelhos.


Desconsidere a figura do objeto real, pois N é só o numero de imagens virtuais. (como no caso das bailarinas, feito em sala).


Um espelho plano tem como características: ser SIMÉTRICO, DIREITO (ou direto), EMANTÍOMORFA e ter AMPLIAÇÃO = 1;


 
A ampliação é dada pela razão da imagem sobre o objeto, e nos planos a imagem é igual ao objeto, portanto 1.
 

Com dois espelhos:




Com exercícios de câmara escura, você deve equacionar segundo a fórmula:
 

:o é o objeto ;
D é a distância do objeto à câmara;
i é o tamanho da imagem formada;
d é a distância da largura da câmara;
 
 
LUZ: a luz tem comportamento dual, de partícula e de onda, pois se comporta de duas maneiras sobre a matéria.
 
Obs: corpuscular = partícula, ondulatória = onda.
Vocês podem incrementar a resposta afirmando que é ondulatória pois sofre defração, polarização, interferência e tem freqüência igual similar a de sons. E corpuscular pois sofre pressão, é retilínia, sofre reflexão, tem intensidade...
 

21 comentários:

Anônimo 12 novembro, 2009 15:09

obrigado, mais uma vez!
nao sei oq seria de mim sem vcs! x;
beijos

Anônimo 12 novembro, 2009 18:07

ooi meninas obrigadaa, e olha só vcs sabem se aquele negocio que o marco colocou era o raio? cara o meu deu 3 mas eu quero mata ele na real ¬¬

Anônimo 12 novembro, 2009 18:38

a resposta correta era 6 ...

Anônimo 12 novembro, 2009 18:56

pq 6? o meu deu 5 ;s o raio deu aproximadamente 5

Anônimo 12 novembro, 2009 19:11

Na minha questão eu coloquei o raio... Que deu 3.
Estão dizendo que táh certo...
Meninas vcs sabes quando vão postar o resto da matéria de fisica???
Mas obrigada por tudo.. Parabéns pelo trabalho de ajudar as pessoas que necesitam como eu...
valeeeeu!!!

MeT 12 novembro, 2009 19:20

coloquei 6 mas na real não era isso :x
pq tipo, isso http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2003/icm12/images/numero9.gif é um quadrado circunscrito, e a moral era dizer quanto valia um dos lados dele.

(tô puta até agora com isso :x)

MeT 12 novembro, 2009 19:23

eu ainda tô estudando refração, e só vou colocar lentes a hora que eu for começar a estudar essa parte ://
, (pq se não vou me enrolar e acabar indo mal em refração), acho que antes das nove eu posto...
mas lentes é bem simples, pelo caderno é tranqüilo de estudar...

haha, não esqueçam de estudar socio!!! eu tô quase esquecendo :X

Anônimo 12 novembro, 2009 19:24

não entendi nada desse resumo ai :S nunca vi camara escura. loucura

Anônimo 12 novembro, 2009 19:25

cara que saco o que tava na prova ele tinha acabo de dar em sala, fiquei muito puta com isso!

MeT 12 novembro, 2009 19:28

tá meio enrolado mesmo,
ma so esquema da câmara escura é a coisa mais simples do mundo...
foi uma das questões da p3...

eu tô com um resumo de uma menina da 2B na mão, que tá muito bom, perguntei pra ela, por okt, se podia postar mas ela não respondeu, então eu não sei se devo...

MeT 12 novembro, 2009 19:32

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/luz/imagens/luz-camara-escura.jpg


isso é câmara escura :), dai se usa aquela fórmula do resumo...

Anônimo 12 novembro, 2009 20:03

quantas questoes do glauber cairao na prova?


vai cair uma questao de espelho plano e outra de camara escura????

MeT 12 novembro, 2009 20:24

yeah,
espelho plano (características)
2 espelhos formando um ângulo
dualidade da luz
experiência em sala
e câmara escura...

fecho 5, então deve ser isso...

Anônimo 12 novembro, 2009 20:25

Camara escura? Ele nem comentou isso na minha turmaa o.O

Anônimo 12 novembro, 2009 20:29

nuuuunca comentou, sérioo mesmo!!! e agora? será que cai?

MeT 12 novembro, 2009 20:37

comentou sim, ele pode ter usado outro nome...
é aquela coisa de tem a imagem, tem o objeto, dai você vê as distâncias e coloca na fórmula...
questões 8 e 9 da pág 285, o conceito tá na pág 280...

tay 12 novembro, 2009 21:37

Na 2C ele passou a teoria de camara escura.. mas não passou a fórmula...
Pelo menos eu não lembro de ter passado.

Anônimo 12 novembro, 2009 21:54

na 2B não passou fórmula nenhuma tbm, que eu saiba

MeT 12 novembro, 2009 21:59

uuum que tal se eu falar que é quase a mesma coisa que o dioptro plano? só que troca os N por distância..
fica mais fácial?
pra mim só complica...
deem uma olhada na apoostila, vai ser a coisa mias fácil da prova...

Anônimo 12 novembro, 2009 22:36

mee diz uma coisa, eu fui fazer na ap. e nas duas questoes a distancia d, é dada em cm e o resto em m, deixo assim?

MeT 12 novembro, 2009 23:01

pode até ser, pq vai cortar um com o outro ou algo assim pelo que eu lembro...