quinta-feira, 3 de junho de 2010

P1T2 - Borett BR

1 Comments

Independência

Com o fim da Era Napoleônica (1815) a família real volta para Portugal (1821), deixando o Brasil em um entrave entre a Elite Portuguesa, que quer a recolonização, e a Elite Brasileira, que quer a independência e a autonomia.
Em 1822 D. Pedro I proclama que ficará no Brasil e a conseqüente independência.
A independência do BR não foi aceita em todos os lugares, houveram revoltas no Grão Pará e na Bahia, onde a elite e os governantes eram contra a independência. Além da Cisplatina, atual Uruguai, que busca a separação.
O primeiro país a reconhecer a independência foi o EUA, com os princípios da doutrina Monroe, “A América para os Americanos”, depois dele a aceitação veio do México, Portugal e Inglaterra.

Primeiro Reinado
Com a independência uma assembléia é formada e promulga uma constituição liberal, que não é aceita por D. Pedro I. Ele fecha a Assembléia (Noite das Agonias) e elabora uma Constituição Outorgada (1824), que contava com os três habituais poderes e um quarto poder, o Moderador, que dava plenos poderes ao imperador sobre o Senado. Além disso, o voto era censitário e o senado era vitalício.
Confederação do Equador foi uma revolta que tinha como objetivo a república e o liberalismo, envolveu os estados: PE, RN, CE, PB, PI e PA, teve como conseqüência a repressão, expressa pelo assassinato do Frei Caneca.
A Guerra da Cisplatina (1825-1928) envolveu o BR e a Argentina, em busca da posse da Cisplatina, mas a Inglaterra interveio e transforma a Cisplatina no Uruguai.
Acaba surgindo uma forte antipatia contra D. Pedro I, devido ao autoritarismo, a perda da Cisplatina, excesso de gastos militares e com a corte, crise econômica e o assassinato do jornalista Libero Badaró.
Acontece assim a Noite das Garrafadas, com brigas entre Brasileiros e Portugueses.
D. Pedro I retorna a Portugal, deixando seu pequeno filho no poder, como ele ainda era uma criança não podia assumir o trono, dá-se então o período regencial.
Regência
(na lista de assuntos não fala nada sobre Regência, mas eu acho impossível falar de Primeiro e Segundo Reinado sem falar de Regência! Como o Borett saiu eu não sei se confio na listinha que foi feita, estude se quiser essa parte sabe, só não venha falar que eu coloquei assunto a mais sem avisar..)

Ë um período de transição, instabilidade, revoltas, ameaça de fragmentação, tudo isso pela falta da figura de um Imperador no poder.
Em 1834 é promulgado um Ato Adicional que defende o federalismo = autonomia das províncias.
Revoltas:

Cabanagem
1835 - 1840
Pará
Popular
Contra a crise e a miséria
Balaiada
1838 - 1841
Maranhão
Popular
Contra a crise e a miséria
Sabinada
1837 - 1838
Bahia
Setores Médios Urbanos
República até a maioridade de D. Pedrinho
·        Todas as revoltas tiveram repressão violenta.


Revolução Farroupilha – RS (1835-1845)

É feita pela elite, os líderes foram Bento Gonçalves, Davi Canabarro e Garibaldi.
Os problemas eram os impostos (sobre o charque), o federalismo.
Ocorre a invasão a Laguna, pelos revolucionários, em busca de uma saída para o mar, já que o litoral do RS era comandado pelo Governo.
Ocorre a república Juliana, em 1839, que foi rápida, algo para mostrar que SC mostrava apoio, ai se destaca Anita Garibaldi.
O Governo BR acaba fazendo um acordo, prometendo o perdão a todos, a redução de impostos, incorporação dos revoltosos ao exército brasileiro.


Com o intuito de pacificar o Brasil acontece o Golpe da Maioridade, que consiste na antecipação da maioridade de D. Pedro II.

Segundo Reinado
(isso sim eu acho difícil de cair, afinal, ficou incompleto...)
É um período com relativa paz, estabilidade, crescimento econômico com o café, a independência e consolidada assim como a unidade territorial.
Política Interna se dividiam nos partidos Conservador e Liberal, no campo eles eram iguais, dominados por fazendeiro e sem ideologia, na cidade o Conservador era comandado por fazendeiros e o Liberal era comandado por profissionais liberais e intelectuais. Mas na prática política nacional eles eram IGUAIS.

Boa Prova, BOM FERIADÃO! MeT by M

1 comentários:

Anônimo 06 junho, 2010 13:45

aaah meu caderno do borret tava incompleto,ainda bem que tem vcs hhsaiuhsau. brigada pela ajuda meninas!!!