sábado, 12 de junho de 2010

Quebrando o aquário?

8 Comments

Bem tenho com esse post o objetivo de transmitir uma opinião própria (não falo nem em nome das M&T’s, é apenas a minha opinião), mas gostaria de saber se mais alguém concorda comigo.
Nosso colégio, a cada dia que passa, afunda mais em uma lama de hipocrisia, os professores saem no meio do ano (não quero por em pauta essas ocorrências, já foram debatidas de mais sem nenhum sucesso, afinal), a cada novo professor temos que sofrer um processo de adaptação, que leva semanas, normalmente, e prejudica nosso processo de aprendizado. Mas tudo bem, isso já é outra longa história.
O que me irrita é a forma como eles tratam desse assunto, não nos informam ao certo o que está acontecendo, o Borett, por exemplo, ficou doente, sofreu um acidente na Beira-Mar, viajou, desligou o celular e sumiu do mapa, pelo que eu ouvi falar, mas acho que um pai de cinco filhos não largaria um emprego do nada se estivesse satisfeito com isso.
Também não sabemos se vamos ter reposição de aulas ou não, apesar disso ser nosso direito, como clientes desse estabelecimento comercial. Sim, por que a única coisa que eles querem é nosso dinheiro, todo dia cinco, caindo na conta deles, e é claro, querem também que alguns alunos se dediquem o suficiente para que seus índices de aprovados subam e suas salas se encham mais nos próximos anos, assim como seus bolsos.
E convenhamos que apenas para os bolsos, por que eles não têm verba para investimentos em infra-estrutura – como as cadeiras quebradas e desconfortáveis, a acústica terrível, o quadro, teto de isopor, e tudo o mais; investimentos em professores – continuo afirmando que quem ganha bem não larga; investimentos em materiais – custava contratarem um revisor para as apostilas? Não, deve ser muito caro, nós temos que aturar as apostilas com erros nos conceitos e gabaritos incorretos; sem falar na biblioteca sem livros diferentes dos de vestibular, e os que têm lá (os didáticos) ainda por cima são regulados, pois eu nunca vi uma biblioteca onde os livros não estão ao alcance de nossas mãos.
E o último ponto, que na realidade é o que me motivou a escrever, é a qualidade de alguns de nossos professores. Temos sim, professores excelentes e outros que são bons, mais esqueceram que devem ensinar.
O Edson, ele nos dá aulas de ética e moral, nos faz pensar sobre nossas futuras carreiras e o que faremos das nossas vidas, mas para que tudo isso aconteça eu acho que precisamos primeiro passar no vestibular, e para isso, precisamos de aulas de geografia! Pois bem, ele nos dá aula, não nego que ele passe matéria, mas acabei de me revoltar extremamente ao fazer o resumo para o Blog, pois tudo o que ele passou sobre Urbanização foi o conceito de conurbação, e na programação para a prova temos uma série de conceitos que ele nem ao menos citou. Não me custa nada ler na apostila (que é boa, já que foi elaborada pela Clarice, só para constatar) e aprender assim; por acaso, nossa prova ainda será sobre a apostila um, sendo que ele já deu o assunto Fontes de Energia por concluído (no jeitinho Edson de concluir). Mas ele não é pago para nos ensinar geografia? Eu não estou aprendendo geografia econômica/política de uma forma que eu me sinta preparada para o vestibular.
A Marlene, desculpas por falar assim, mas ela é inútil. Aprendi mais lendo um artigo sobre redação do que com todas as aulas dela. Além disso que professora que propõe um debate e fica discordando da opinião dos alunos? Dizendo: Mas o meu filho, na minha casa, blábláblá, é lógico cada opinião, inclusive a dela, deve ser ouvida, mas nenhuma deve ser imposta em debates sistemáticos e rigorosamente organizados como os que ela quer que sejam os nossos; organização é fundamental, mas minha filha, se liga, sua sistemática não está funcionando muito bem. (queria taaanto ter aulas de redação com a Lenita).
Quanto ao Amilton, seus textos são ótimos, os bichinhos lindos, ele é uma pessoa maravilhosa e compreendo totalmente o fato de ele ter complicações de saúde esse ano, mas ele não dá aula, ele simplesmente escreve três linhas por dia, conta as mesmas situações que já nos contou milhares de vezes, sempre cancela os conteúdos das provas e quando não pode cancelar dá aloca e sai passando matéria! Foi uma loucura a última aula dele, gente, nunca achei que ele tivesse capacidade de escrever tanto de uma vez. Mas o conteúdo acabou sendo passado “de qualquer jeito”.
Há mais dois professores que eu sei que são bons, eu gosto deles e tudo mais, mas o excesso de piadinhas às vezes dificulta a aula, o Netto, sabe muito bem que a grande maioria já teve esses mesmo conteúdos, mas não acelera, fica se enrolando, fazendo piadinhas, conversando, conversando, me agoniei na última aula dele. E o Propro, meeu eu amo o Propro, mas na última aula eu acho que ele não fez mais do que dois exercícios e um mooooonte de piadinhas, e é um conteúdo super simples, ele me decepcionou.
Bem é isso, friso mais uma vez que são opiniões pessoais, que gostaria de compartilhar, por que, se alguém mais concorda comigo, acho que algo deveria ser feito para mudar essas situações, uma conversa com os professores, caso algum aluno tenha mais intimidade com algum deles, talvez a cobrança em cima da coordenação para que aquelas avaliações de estruturas e funcionários do colégio fosse feita de uma vez, por que é nosso direito opinar sobre os profissionais que tem a função de nos educar, seja para dar aquele toquinho que aula poderia ser mais dinâmica, ou para elogiar; pois apesar de tudo, há vários professores que me fazem ter vontade de bater palmas após suas aulas lindas.
Só por favor, não me venham dizer: “Por que tais no Tend se tais tão insatisfeita”, prefiro lutar para melhorar o lugar onde estou do que simplesmente dar de ombros e trocar de colégio, só quero aulas descentes que me ajudem a atingir meus objetivos no fim do ano.
Obrigada para quem leu até o fim, por favor, deixe sua opinião nos comentário, ou pelo menos pense a respeito.
Beijinhos, M.

8 comentários:

jonny 13 junho, 2010 01:16

Então... A galera do 1º e 2º ano estão se mexendo para criar um grêmio estudantil no tendência, organização que trabalha exatamente para fazer valer esse tipo de reivindicação. Por quê vocẽs não pensam em ajudá-los?

maritê 13 junho, 2010 12:29

eu concordo plenamente com quase tudo q vc falou, exceto o do netto pq aprendo bastante com as aulas dele.. mas o resto ja havia pensado sobre isso inclusive comentei com meu pai e ele falou que os pais de alunos que tambem pensassem como nós deviam se unir e ir cobrar isso direto com o jairo ou a marisa. desde a saída mal explicada dos professores, até o atraso no conteúdo que é um absurdo!!
ja foi criado um tópico na comunidade do terceirão sobre uma comissão de pais mas o assunto morreu, queria muito que isso fosse posto em prática.. podem contar comigo

MeT 13 junho, 2010 12:49

Muito boa a iniciativa do 1 e 2 ano para um grêmio, mas grêmio leva tempo, envolve muita burocracia, e se der certo é bem provável que façam eleições esse ano para o grêmio assumir ano que vem, pra quem tá no primeiro ano vai ser ótimo, mas para gente acho que não serve, por que a cada aula que a gente perde é uma aula a menos para o vestibular, temos que ter algo mais "imediatista".

A comissão de pais é legal sim, acho que deveríamos organizar. Mas também acredito que no que se trata dos professores poderíamos lidar diretamente com eles, sem envolver a coordenação se possível, algo como o "AULA" que o Jubi falou para fazermos com ele sabe, mas aplicado ao Edson, por exemplo...
M.

Anna Luiza 13 junho, 2010 16:12

M concordo com você. Se um grupo do colégio for falar isso pro Jairo ou pra Marisa, não vai mudar em nada, porque, me desculpa, eles só querem capital, dinheiro, não adianta o colégio ter nome se a organização é uma das piores: salários atrasados, teto de isopor, cadeiras quebradas e desconfortáveis como você mesma falou. Nossos pais deveríam começar a participar mais das atividades escolares (se é que tem alguma) e procurar ver a estrutura do colégio para saber para aonde vai o dinheiro que pagamos. A nossa apostila está com a didática completamente errada, por que 4? O certo seria 11 apostilas. Com certeza esse dinheiro foi pra algum lugar. Eles só vão perceber que ninguém está satisfeito com isso quando os alunos protestarem de verdade, não entrarem no colégio, mas com os nossos pais juntos, ai veremos quem é o Jairo e quem é a Marisa.

Anônimo 13 junho, 2010 20:41

eu concordo plenamente, os professores tem que brincar menos e dar mais aulas, quero aprender, não ir para um circo, isso não vai me passar no vestibular...

Anônimo 13 junho, 2010 21:08

Achei bem interessante alguns comentários postados no "quebrando o aquário?!" Concordo plenamente que a aula do Edson é horrivel de conteudo, que a troca de professores dificulta nosso aprendizado, pois nos atrasamos nos conteudos, e digo mais, o Onofre não sabe dar aula! Ele apenas segue a apostila e foca em coisas que não têm a mínima importância para o vestibular, acho que já passou da hora de tirarmos ele de lá! A cada aula que passa a matéria dele fica mais chata e cansativa, o que com o café não existia, ele dava quase a apostila toda em uma aula e deixava a matéria legal, sem ficar se prendendo na apostila.

B. 13 junho, 2010 22:12

A Marlene é uma doida, tem aula que a sala tá um buteco, todo mundo falando alto em meio as discussoes de tema e ela nao faz merda nenhuma, ja outro dia ela tira alguem pra cristo, ou pq ta dormindo, ou pq ta jogando jogo da velha, ou pq ta fazendo exercicio de outra materia, avá né, aula da marlene = aula do ócio.

Anônimo 14 junho, 2010 21:56

vamos falar a verdade, o fábio tá louco pra sair do colégio.. e fica se fazendo toda aula, tentando depois dizer que a culpa foi nossa. Uma pessoa fala e pra ele é o fim do mundo, fica dizendo que assim nao da blablabla... eu adorava as aulas dele, mas acho que assim ele ta se perdendo...