A Urbanização ocorre quando o ritmo de crescimento da população urbana se torna superior ao ritmo de crescimento da área rural e um país só é considerado urbanizado quando mais de 50% de sua população vive em cidades.
Nos países desenvolvidos a urbanização é antiga, ocorreu de forma lenta e gradativa, como resultado da industrialização e modernização dos campos, as cidades foram ganhando infra-estrutura e gerando empregos, hoje em dia ela está praticamente concluída.
Nos países subdesenvolvidos esse processo é bem recente, se iniciou com a segunda guerra mundial e ocorreu de forma rápida, juntamente com a explosão demográfica, provocando assim um inchaço urbano e uma urbanização anômala, suas principais causas foram industrialização, a expulsão da população dos campos, devido à modernização e a falta de investimentos do governo em infra-estrutura rural e políticas agrícolas.
Crescimento Urbano – crescimento de uma cidade decorrente do seu crescimento natural ou vegetativo.
Conurbação – crescimento das cidades de forma horizontal, que promove o encontro entre 2 ou mais cidades, a região da grande Florianópolis é um exemplo clássico, ninguém sabe exatamente onde termina Floripa, começa São José, Palhoça e tudo mais, sempre ouvimos a frase clássica de “passou da ponte é ...” (o problema é que nome no lugar das reticências costuma variar).
Megacidades – todas as cidades que ultrapassam 10 milhões de habitantes.
Metrópole – segundo o critério numérico é toda a cidade com mais de 1 milhão de habitantes; mas também há a hierarquia urbana, que é a classificação das cidades por ordem de importância, baseada na área de influência econômica, política, cultural e de serviços que oferece, gerando assim um fluxo de pessoas. No Brasil temos apenas duas Metrópoles Nacionais: Rio de Janeiro e São Paulo.
Megalópoles – formam-se do encontro de duas ou mais metrópoles.
Desmetropolização – ocorre quando o crescimento populacional é maior nas pequenas e médias cidades do que o apresentado nas grande cidades.
Regiões Metropolitanas – “É um agrupamento de municípios limítrofes, instituído por legislação estadual, com vistas ao planejamento e à execução de funções públicas de interesses comuns” , segundo o IBGE. O Brasil apresenta 26 regiões metropolitanas, sendo seis delas em SC.
Urbanização Brasileira – No Brasil a urbanização segue o padrão dos subdesenvolvidos, apesar de ter tido início nos anos 30, com a Crise do Café, a urbanização gerou uma série de problemas como: falta de moradia, favelamento, falta de infra-estrutura, ocupação de áreas insalubres, problemas ambientais, mendicância, inchaço do setor terciário, desemprego, subemprego, etc.
0 comentários:
Postar um comentário