sábado, 15 de agosto de 2009

P2T2 -> Geografia

0 Comments

(não é muito útil imprimir isso, quase tudo tá na apostila)

O Extrativismo e os Recursos Minerais

Extrativismo:

• O extrativismo consiste na atividade em que o homem retira da natureza os recursos por ela produzidos, sejam de origem mineral, vegetal ou animal.

• A finalidade do extrativismo é explorar esses recursos para fins comercias,industriais e de subsistência.

• No século 20, com o avanço das tecnologias e com o crescimento populacional a sociedade capitalista começou a perceber que esses recursos naturais eram esgotáveis, assim surgiram idéias de sustentabilidade dos ecossistemas, gerando projetos de desenvolvimento sustentável

• A extração mineral é a pior forma de extração, pois ocorre com grande impacto ambiental, uma vez que é responsável pela sustentação da maior parte do desenvolvimento industrial e pelo progresso e bem-estar do mundo atual, além de ser o mais desenvolvido tecnologicamente.

Recursos Naturais

• Os recursos naturais são classificados em:

Renováveis – podem ser reutilizados por meio de certas práticas ou técnicas utilizadas pelo homem, exemplo: o solo, a água.

Não-renováveis – não há possibilidade de renovação, é o caso dos minerais como o carvão, o petróleo, o gás natural. Eles até se renovam, mas levam milhares de anos para isso.

Recursos Minerais

O extrativismo mineral trata da exploração dos recursos minerais da terra para posterior transformação nas indústrias ou para consumo imediato, essa atividade é responsável pela grande transformação do ambiente onde ela é praticada.

• Existem dois tipos de mineração: a com tecnologia reduzida, como o garimpo de ouro; e a com tecnologia avançada, como a exploração e extração de petróleo.

• Os tipos de recursos mais comumente explorados são os metálicos, os não metálicos e os fósseis ou energéticos.

Distribuição geográfica de alguns minerais sobre a superfície terrestre

• Os minerais encontram-se desigualmente distribuídos. Não há nenhum país que possua, em seu espaço físico e em quantidade suficiente, todos os minerais de que a sociedade capitalista industrial precisa. Assim há uma interdependência entre países no que diz respeito à produção mineral, o que estabelece um ativo comércio mundial.

• No entanto os países desenvolvidos dominam a extração e comercialização de muitos minerais, pois possuem desenvolvimento tecnológico e capital necessário para a exploração e industrialização de minerais em todo mundo.

Exploração da Madeira

• O extrativismo vegetal é um processo de exploração dos recursos nativos.

• A exploração da madeira é a principal atividade extrativa no Brasil, que é retirada principalmente da Amazônia, provocando desmatamento da floresta. Normalmente é retirada de modo predatório, estando ligada ao processo de desmatamento da cobertura florestal nativa do país.

• Outros produtos de origem vegetal também são extraídos do Brasil, como a castanha-do-pará, o látex, o babaçu, entre outros. Essas extrações se dão de forma muito tradicional, sem gerar impactos ao meio ambiente.

• Na década de 50 o governo federal passou a incentivar a ocupação da região amazônica, implantando uma séria de projetos com fins de “industrializar” a região.

• Atualmente existem leis que determinam e fiscalizam a extração vegetal na Amazônia (apesar de serem mais burladas do que sucedidas).

Extrativismo Animal

• Atualmente existem técnicas mais desenvolvidas para a pesca comercial, apesar da pesca artesanal e esportiva serem praticadas de maneira tradicional.

• A caça é uma atividade que deve ser fiscalizada para que alguns animais não entrem em processo de extinção.

Recursos Naturais e a Economia Mundial

• A partir do século 18, com o advento do capitalismo, a exploração dos recursos naturais sofreu profundas modificações em relação ao seu objetivo, volume e variedade.

• Objetivando sempre o lucro o mundo capitalista fez surgir algumas estratégias para que os recursos naturais fossem cada vez mais consumidos:

- Criação de falsas necessidades por intermédio da publicidade e propaganda.

- Produtos cada vez mais sofisticados, exigindo a constante substituição do antigo pelo novo.

• O desperdício causado por esse processo é enorme, pois a quantidade de matéria prima (recursos naturais) não atende a demanda de produção, quando se trata dos não-renováveis (o que é mais comum) , podemos perceber a gravidade da situação.

• Em resumo, na sociedade contemporânea, os recursos da natureza são vistos principalmente como bens que podem ser comprados ou vendidos, com a finalidade de ganhar dinheiro.


Fontes Energéticas

• Energia é a capacidade que certos corpos possuem de produzir trabalho e gerar força. As principais fontes energéticas são:

- Muscular: ser humano ou animal.

- Calorífica: origem vegetal e mineral (madeira, carvão mineral, petróleo)

- Solar: do Sol.

- Mecânica: moinho de vento, obtidas por motores que usam combustíveis diversos, ou motores elétricos.

- Elétrica: usinas hidrelétricas e termelétricas.

- Nuclear ou atômica: usinas nucleares e termonucleares.

• As fontes de energia são classificadas em renováveis (álcool da cana de açúcar, lenha, carvão-vegetal, hidrelétrica, solar) ou não-renováveis (petróleo, carvão-mineral, gás natural, xisto, urânio)

As fontes de energia mais importantes do mundo atual

• Os Hidrocarbonetos:

São compostos orgânicos compostos por hidrogênio e carbono. Resultam da decomposição de plantas e microorganismos soterrados entre camadas de rochas sedimentares por centenas de milhões de anos.

A queima de hidrocarbonetos como o petróleo (e seus derivados), o carvão-mineral e o gás natural liberam energia, esses combustíveis fósseis tem sido fundamentais para a expansão de atividades capitalistas consideradas vitais no mundo contemporâneo.

Carvão Mineral

- Mineral sólido, poroso e de fácil combustão que tornou-se uma fonte de energia importantíssima a partir da Revolução Industrial.

- Sua origem vem da decomposição de restos de grandes massas de microorganismos e, sobretudo de vegetais, que foram soterrados a milhões de anos, na era Paleozóica.

- De acordo com a intensidade de carbonização o carvão mineral é classificado em:

> Turfa: possui o menor teor de carbono.

> Linhito: baixo teor calorífico

> Hulha: primeiro carvão betuminoso, é o tipo mais consumido e mais abundante.

> Antracito: é o melhor e mais raro tipo de carvão.

* Eras Geológicas:

Cenozóica

Mesozóica

Paleozóica (ou carbonífero)

Proteozóica

-Quanto mais antiga a eram melhor o carvão, pode haver alguma questão sobre isso, por exemplo, afirmando que o melhor carvão é aquele que foi soterrado na era Cenozóica, resposta: errado, pois essa é a era atual.

- Além de ser utilizado como fonte de energia, o carvão-mineral é, também, importante matéria prima da industria de produtos químicos e orgânicos.

Gás Natural

- Combustível fóssil encontrado nas estruturas geológicas sedimentares, está associado ao petróleo.

- É a terceira maior fonte consumida energética no mundo, é utilizado em usinas termoelétricas, uso doméstico e na movimentação de veículos.

Petróleo

- Sua origem está ligada ao soterramento e decomposição de restos de animais e vegetais marinhos que viviam em oceanos primitivos.

- Sendo “líquido” ele pode migrar de seu local de origem para outros locais.

- Sua formação ainda ocorre na natureza, mas de forma muito lenta, sendo assim considerado não-renovável.

- Ele é aproveitado economicamente como matéria prima e fonte de energia.

- Mas de 60% das reservas se encontram no Oriente Médio (o Iraque tem disponibilidade de reservas para 130 anos), e 13% das reservas estão nos EUA (este consome tudo isso que produz e ainda importa!).

- Cartéis (combinam preços, áreas de produção e de vendas): 2 cartéis se destacam no setor petrolífero, o das 7 irmãs (possuem sede nos países desenvolvidos), e o cartel da OPEP (de países subdesenvolvidos).

- Alguns países, para reduzir a dependência de cartéis, nacionalizaram o petróleo e criaram monopólios estatais (exemplo a Petrobrás).

Energia Elétrica

- A energia elétrica é uma das formas de energia que o homem mais depende e utiliza na atualidade, graças à facilidade de transporte e o baixo índice de perda energética durante as conversões.

- Principais formas de produção da energia elétrica são por meio de termoelétricas, hidroelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares.

Energia Hidrelétrica

- A energia hidrelétrica é obtida através as força da água. Quanto mais alta for a barragem e maior o número de água armazenada, maior será a energia produzida.

- A energia hidrelétrica é considerada uma energia limpa e renovável, porém a alteração do meio ambiente é muito elevada, pois ao se construir uma hidrelétrica, muitas vezes o curso dos rios é alterado, e feito desmatamento e muitos animais que vivem próximos a eles morrem ou são capturados.

- As vantagens da instalação da usina hidrelétrica são: - gera menos impacto ambiental se comparada a outras fontes que utilizam combustível fóssil; - produção de energia utilizando as condições de relevo; - as áreas alagadas pelas represas podem servir como áreas de lazer , pesca e prática de esportes aquáticos.

- As desvantagens de instalação são: - as áreas alagadas inundam as áreas férteis; - podem alterar a paisagem no tocante à fauna e à flora; - interrompem o ciclo da piracema dos peixes; - gera desmatamento.

• Energia termelétrica

- Gera energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para isso.

- As vantagens: - podem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão; - o gás-natural pode ser usado como matéria prima pra gerar calor, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.

- As desvantagens: - alto preço do combustível é um fator desfavorável; - dependendo do combustível há impactos ambientais como poluição do ar, aquecimento das águas, etc..

Energia Nuclear

- É a energia que o núcleo do átomo possui, mantendo prótons e nêutrons juntos. Essa energia pode ser liberada e aproveitada a partir de uma reação nuclear de fissão, que utiliza como matéria prima o urânio enriquecido.

- É a terceira principal energia gerada no mundo.

- Sua distribuição é desigual entre os países

- Os adeptos da energia nuclear argumentam que utilizá-la significa, acima de tudo, garantir a diversificação da geração, ao mesmo tempo que expedem a oferta de energia, evitam a dependência de uma única fonte.

* Brasil possui a Eletrobrás Termonuclear S.A, que é responsável pelas usinas Angra I e Angra II, que respondem pelo abastecimento de 40% das necessidades do estado do Rio de Janeiro.

* O Brasil possui a sexta maior reserva de urânio do mundo.

- Vantagens: - pequena quantidade de material fóssil necessário para a produção de uma grande quantidade de energia e calor; - produção de energia independe de condições atmosféricas; - modernização do domínio tecnológico aos países que desenvolvem usinas nucleares.

- Desvantagens: - custo de elevação é elevado para os países pobres; - o lixo produzido; - perigo de acidentes.

0 comentários: