domingo, 30 de agosto de 2009

P2T2 SOCIOLOGIA

3 Comments

Política, Estado e Poder (apostila2)

Política - arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados;
Estado - uma instituição organizada política, social e juridicamente;
Poder - direito de deliberar.

Pensadores:
*Thomas Hobbes: acreditava que uma sociedade civilizada e racional deveria ter como representante máximo um Estado soberano, pois somente ele poderia garantir segurança a todos. Quanto mais soberano, mais humanos e racionais seriam os homens.
*Adam Smith: afirma que a sociedade se tornaria civilizada ao aderir valores que defendessem a liberdade de mercado e garantissem igualdade a todos.
*John Locke: acreditava que o Estado tinha o dever de proteger os indivíduos contra situações que possam abalar seus direitos inalienáveis (ex: liberdade, igualdade, vida e propriedade).
*John Maynard Keynes: após a Crise de 1929 ele elaborou regras que defendiam a intervenção do Estado na economia para assegurar o emprego, incentivando empresas públicas e privadas e que o Estado ajudasse os desempregados com o dinheiro adquirido pelos impostos da burguesia.

Ideologia (apostila 2)

Conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas
e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.

Pensadores:
*Augusto Comte: acreditava que a sociedade deveria se adequar às leis gerais (substituíam os religiosos como guias da humanidade) descobertas pelos intelectuais que, segundo ele, garantiriam a ordem e o progresso da sociedade.
*Émile Durkheim: propunha aos intelectuais uma análise da realidade da sociedade de forma objetiva e neutra. Segundo ele, as idéias seriam elaboradas a partir desta análise, possibilitando o entendimento da sociedade.
*Karl Marx: afirmava que a ideologia era um instrumento de dominação (da classe dominante); que era necessário conhecer o funcionamento do capitalismo para poder superá-lo e que o objetivo do conhecimento era a transformação social.

Sociedade no tempo (apostila 2) (ela não especificou se cai ou não na prova)

*Greco-romana: trabalho » sobrevivência, política e fabricação da vida material
*Feudal: auto-subsistência
*Tribais: coletividade
*Capitalista: acumulação de bens

Pobreza no Brasil (apostila 3)

Os principais fatores da pobreza são: os processos de globalização, a modernização dos meios de produção e a má distribuição de renda.
(ex: tecnologias substituem a mão-de-obra humana – caixa automático nos bancos, não encontrando um novo emprego esta pessoa é impedida de gerar renda, a partir desse momento encontra dificuldades para manter as condições básicas para uma vida digna – alimentação, higiene, saúde – e aumenta o índice de desempregados e pobres no país).

3 comentários:

/~ 30 agosto, 2009 20:00

brigada meu amor!! nuuuuunca que eu ia conseguir fazer esse resumo! Nosso find foi perfeito *-*

Beijooos nossa colaboradora suuuper especial, praticamente uma menina tequiladaaa!


(e agoraa, vamos a física :S)

/~

Anônimo 30 agosto, 2009 20:59

Muuuuito obrigada!
;)